17.4.05

Destilado por destilado

Vou ter à página da Image hosted by Photobucket.com - a propósito de uma superficial pesquisa no eucalipto incidente - e deparo-me com o seguinte artigo,

'4/04/2005 - Greenpeace Blockades Portugese Port' ...

Havia tido ecos do ocorrido na imprensa nacional, mas tudo muito ligeiro, um par de linhas e uma certa normalidade alfandegária tão característica da mentalidade tuga.

Neste outro em-linha artigo, Portugal é citado como o 5º maior importador mundial de madeira proveniente da Amazónia brasileira e o mais resistente dos estados importadores europeus a demonstrar alguma eficácia na aplicação de medidas contra o comércio ilegal.
O típico descontrair de impunidades instituído, institucional. Passou-se alguma coisa?

Entretanto, parece que no final do ano passado, Quercus e Greenpeace pediram a empresas portuguesas importadoras de madeira que subscrevessem a campanha da UE por uma legislação que parasse o comércio ilegal. No seguimento do pedido, a Sardinha & Leite e a Sonae Indústria assumiram o seu apoio.

Grande riso e grande choro, pois, o afecto ao estado português, incapaz sequer de cumprir directivas europeias já em si que chegue ténues, quanto mais ousar ser alguma coisa. Para quê ser, sugere-se, merante podendo estar, não me chateiem.

De eucaliptos, agora, pouco me apetece acrescentar, apesar - aliás, precisamente porque nada disse.

Os senhores abaixo simbolizados falar-vos-ão, com certeza com todo o gosto, dos projectos de hibridação e trabalho de genes que possuem, desenvolvem e antevêem para o eucalipto. Destilado por destilado, bebam o deles.

Image hosted by Photobucket.com

E vomitem.

9.4.05

2.4.05

E depois?


__--__Ornatos Violeta, Cão, Bigamia_--__



("...dizia o outro que isto é só biologia, prometo o mundo à noite e o fim virá de dia...")


_--_Bernardo Soares, Livro do Desassossego, fragmentos 149_--_

"Não é fácil distinguir o homem dos animais, não há critério seguro para distinguir o homem dos animais. As vidas humanas decorrem da mesma íntima inconsciência que as vidas dos animais. As mesmas leis profundas, que regem de fora os instintos dos animais, regem, também, de fora, a inteligência do homem, que parece não ser mais que um instinto em formação, tão inconsciente como todo instinto, menos perfeito porque ainda não formado.
«Tudo vem da sem-razão», diz-se na Antologia Grega."

"A Ironia é o primeiro indício de que a consciência se tornou consciente. E a ironia atravessa dois estádios: o estádio marcado por Sócrates, quando disse «sei só que nada sei», e o estádio marcado por Sanches, quando disse «nem sei se nada sei». O primeiro passo chega àquele ponto em que duvidamos de nós dogmaticamente, e todo o homem superior o dá e atinge. O segundo passo chega àquele ponto em que duvidamos de nós e da nossa dúvida, e poucos homens o têm atingido na curta extensão já tão longa do tempo que, humanidade, temos visto o sol e a noite sobre a vária superfície da terra."



Do domicílio o dualismo é a cama do abismo

- Um problema de comunicação é coisa grave, senhor?

Sim, aquiesce o venerado colectivo, com toda a propriedade de um cordão de ouro ao umbigo, religado elo foragido.

- Mas e o socialmente inscrito e o culturalmente escrito e o circunstancial que é dito?

- Aqui cito:


"Para mim, se considero, pestes, tormentas, guerras, são produtos da mesma força cega, operando uma vez através de micróbios inconscientes, outra vez através de raios e águas inconscientes, outra vez através de homens inconscientes." (1)

- Como diz?

- Desassossege, meu velho, vai ver que é muito mais que o seu espelho.




1 >=< Bernardo Soares, Livro do Desassossego


Matrix

Image hosted by Photobucket.com